Bolsas

From Wikimania 2012 • Washington, D.C., USA
This page is a translated version of the page Scholarships and the translation is 95% complete.
Outdated translations are marked like this.
Update: The scholarship applications are now closed and under review by the Scholarship Committee. Recipients will be notified in early April. Thanks to all the great applicants; we appreciate your patience!



Programa de Bolsas da Wikimania 2012

Vista de Washington, DC


A Wikimania 2012, 8.ª conferência internacional anual, vai realizar-se entre os dias 12 e 15 de julho de 2012, na George Washington University, na Cidade de Washington, Estados Unidos. A Fundação Wikimedia e diversos capítulos locais (Wikimedia Alemanha, Áustria, França, Hungria, Israel, Reino Unido e Suíça) concedem um número limitado de bolsas para cobrir os custos de participação na Wikimania de indivíduos selecionados.

Tanto as bolsas integrais como parciais estão disponíveis para a Wikimania 2012:

  • Bolsa integral inclui viagem de ida e volta, acomodação em dormitórios e registo.
  • Bolsa parcial subsidiará até 300€ das despesas de deslocação.

Objetivos do programa

  • Fazer da Wikimania 2012 uma conferência internacional produtiva e de sucesso.
  • Apoiar os projetos da Wikimedia encorajando a participação.
  • Enriquecer a conferência com uma assistência composta por um grupo diversificado de participantes no movimento Wikimedia.

Sobre a candidatura às bolsas

Quer conhecer candidatos que foram contemplados no passado?

Para saber mais sobre candidaturas bem sucedidas a bolsas, conheça alguns dos bolseiros do ano passado! Continue...

Elegibilidade (quem se pode candidatar às bolsas): É considerado eligível qualquer colaborador ativo de um projeto da Wikimedia e/ou qualquer outro tipo de voluntário da Wikimedia, proveniente de qualquer país do mundo. Participantes de outras iniciativas de conhecimento livre, software livre, colaborativas e/ou educacionais são também encorajados a candidatar-se.

Seleção: Todas as candidaturas às bolsas são revistas pelo Comité de Revisão de Bolsas. Os critérios de atribuição de bolsas foram determinados pelo Comité de Revisão de Bolsas de acordo com os objetivos e áreas prioritárias da Wikimania e da Wikimedia. Para pormenores sobre os critérios adotados e o processo de seleção, consulte a informação respetiva mais abaixo.

Prazo de candidatura: O prazo para se candidatar ao Programa de Bolsas da Wikimania 2012 terminou às 23:59:59 UTC de 16 de fevereiro de 2012. Os candidatos serão notificados, em meados ou fins de março, do resultado das suas candidaturas.

Para mais informações sobre o Programa de Bolsas da Wikimania 2012, por favor visite a página de perguntas frequentes.

Processo

O Comité de Revisão de Bolsas classifica as candidaturas com base numa lista padrão de critérios. O calendário previsto para o programa de bolsas é o seguinte:

  • De 16 de janeiro a 16 de fevereiro de 2012 – Período para apresentação de candidaturas às bolsas
  • De Janeiro a início de março de 2012 – Revisão das candidaturas pelo Comité
  • Final de março – Notificação dos candidatos sobre as decisões finais

As bolsas da WMF serão alocadas a todas as regiões do mundo, da seguinte maneira:

África 10%
Ásia e Pacífico 30%
Comunidade dos Estados Independentes 10%
Europa 10%
Médio Oriente e Norte de África 10%
América do Norte 10%
América Latina/do Sul 20%
Regiões conforme a definição da União Internacional de Telecomunicações (UIT)

Serão utilizados os mesmos critérios de seleção (ver abaixo) na classificação de todas as candidaturas, mas as candidaturas serão comparadas entre si por regiões. Na falta de candidatos qualificados, o Comité de Bolsas reserva-se o direito de se afastar destes parâmetros.

Tipos de bolsas

Tanto bolsas parciais como integrais estarão disponíveis para a Wikimania 2012.

  • As bolsas integrais cobrem custos de viagens de ida e volta, acomodação em dormitórios e registo.
  • As bolsas parciais atribuem 300 euros para despesas de deslocação à Wikimania.

Serão utilizados os mesmos critérios de seleção para ambos os tipos de beneficiários. No pedido de bolsa, por favor indique a sua disponibilidade para aceitar uma bolsa parcial. Como não estamos a triar a capacidade financeira de cada um, partimos do princípio de que os que marcam bolsa parcial estão dispostos a receber a bolsa parcial para possibilitar que aqueles que têm menos recursos possam também estar presentes na Wikimania.

Critérios de seleção para 2012

Critérios de Seleção: Principais Critérios
Atividade no movimento Wikimedia (na wiki e fora da wiki)
Atividade fora da Wikimedia (em organizações compatíveis)
Objetivos de participação no movimento Wikimedia no futuro

Os candidatos serão classificados em três dimensões: 1.ª - nível atual / histórico de participação na Wikimedia (50% da pontuação total); 2.ª - nível atual / histórico de participação em outras iniciativas de conhecimento livre, software livre, colaborativas e/ou educacionais (15% da pontuação total) e 3.ª - objetivos futuros de participação no movimento Wikimedia (35% da pontuação total).

Atividade na Wikimedia (50%)

Candidatos ativos dentro da Wikimedia são os participantes altamente envolvidos nos projetos da Wikimedia: editores, wikimedistas e membros da comunidade que irão adicionar valor à Wikimania através da sua experiência, conhecimento e dedicação em atividades online e/ou offline, como o envolvimento nas atividades de capítulos, encontros, etc. Para realçar isso, os candidatos podem escrever sobre as suas experiências na participação em atividades online na Wikipédia (tais como edição) e atividades offline da Wikipédia (como encontros, inicitivas de GLAM e programas de Embaixador de Campus).

4 = Participante de altíssimo nível, caraterizado pelo seu envolvimento contínuo e alto impacto em dois ou mais projetos, capítulo ou iniciativa Wikimedia (ou o que os avaliadores entendam por "altíssimo nível")
3 = Participante de alto nível, caraterizado pelo seu envolvimento contínuo e alto impacto em um ou mais projetos, capítulo ou iniciativa Wikimedia (ou o que os avaliadores entendam por "alto nível")
2 = Participantes de nível intermédio, caraterizado pelo seu envolvimento contínuo e impacto médio em um ou mais projetos, capítulo ou iniciativa Wikimedia (ou o que os avaliadores entendam por "nível intermédio")
1 = Participante de nível baixo, caraterizado por ser um editor recente, poucas edições e pouco ou nenhum envolvimento em qualquer projeto ou iniciativa da Wikimedia.
0 = Não participante, caraterizado por ter uma conta muito recente e praticamente nenhumas edições e nenhum envolvimento em qualquer projeto ou iniciativa da Wikimedia.

Atividade fora da Wikimedia (15%)

A Atividade fora da Wikimedia mede a relevância da atividade dos candidatos fora do movimento Wikimedia. Nomeadamente atividades ligadas a instituições de ICT4D, software livre, educação, etc. Estes participantes podem apresentar qualidades de inovação e participação noutros aspetos da cultura livre/movimento open source.

É um critério destinado aos que têm demonstrado potencial para agregar valor aos projetos e ao movimento da Wikimedia, que podem melhorar e desenvolver este potencial na (ou através da) Wikimania e que, posteriormente, podem disseminar o que aprenderem na Wikimania junto das suas respetivas comunidades. Se aplicável, os candidatos podem descrever as suas experiências noutras organizações semelhantes.

4 = Participante de alto nível, definido pelo envolvimento noutras iniciativas de conhecimento livre, de software livre, colaborativas ou educativas com potencial muito elevado para beneficiar a Wikimedia.
3 = Participante de nível médio a alto, definido pelo envolvimento noutras iniciativas de conhecimento livre, de software livre, colaborativas ou educativas com alto potencial para beneficiar a Wikimedia.
2 = Participante de nível médio, definido pelo envolvimento noutras iniciativas de conhecimento livre, de software livre, colaborativas ou educativas com algum potencial para beneficiar a Wikimedia.
1 = Participante novo e de nível baixo, definido pelo envolvimento noutras iniciativas de conhecimento livre, de software livre, colaborativas ou educativas com potencial baixo para beneficiar a Wikimedia.
0 = Não participante, definido por nenhum envolvimento noutras iniciativas de conhecimento livre, de software livre, colaborativas ou educativas.

Objetivos de participação no movimento Wikimedia no futuro (35%)

Os candidatos devem ter objetivos concretos de como a participação em Wikimania terá impacto no seu envolvimento futuro no movimento Wikimedia. Os candidatos devem expor sobre porque razão estão interessados em participar na Wikimania: que contributos podem trazer à conferência e o que esperam recolher dela.

4 = Desejo muito forte em contribuir para o desenvolvimento do movimento Wikimedia; ideias específicas e concretas sobre como as especiais habilidades, estilo e interesses do candidato podem ser integradas no movimento Wikimedia, reforçando-o.
3 = Forte desejo em contribuir para o desenvolvimento do movimento Wikimedia; algumas ideias sobre como as especiais habilidades, estilo e interesses do candidato podem ser integradas no movimento Wikimedia, reforçando-o.
2 = Algum desejo em contribuir para o desenvolvimento do movimento Wikimedia; ideias vagas e pouco desenvolvidas sobre como as especiais habilidades, estilo e interesses do candidato podem ser integradas no movimento Wikimedia, reforçando-o.
1 = Desejo baixo ou incerto em contribuir para o desenvolvimento do movimento Wikimedia; ideias pouco claras e refletidas sobre como as especiais habilidades, estilo e interesses do candidato podem ser integradas no movimento Wikimedia, reforçando-o.
0 = Sem ideias expressas sobre o envolvimento futuro na Wikimedia.

Bolsas atribuídas por capítulos locais

Vários capítulos locais da Wikimedia disponibilizam também algumas bolsas destinadas a participantes de sua região geográfica. Por favor, verifique as páginas respetivas para mais informações sobre estas bolsas.

Todos os pedidos serão reunidos no site central de atribuição de bolsas, sendo posteriormente distribuídos pelos capítulos. As bolsas que não forem aprovadas pelos capítulos voltarão para o fundo global de bolsas.

  • Wikimedia Alemanha:
    • 15 bolsas integrais para resudentes na Alemanha.
  • Wikimedia Áustria:
    • 10 bolsas integrais - ver
  • Wikimedia França:
    • 10.000 euros em bolsas destinadas a candidatos selecionados pela Wikimedia França (membros do capítulo, outros indivíduos francófonos, etc.) e mais 10.000 euros destinados ao fundo global de bolsas.
  • Wikimedia Hungria:
    • 6 bolsas parciais de até 900.000 HUF (cerca de 3.600 dólares), no total, para cobrir custos de voos, acomodação e registo. As bolsas serão utilizados para complementar bolsas parciais internacionais e para ajudar aqueles que não recebem uma bolsa internacional.
  • Wikimedia Israel:
    • 4 bolsas de até 2.000 dólares, cada, para cobrir voo, acomodação e outros custos.
  • Wikimedia Reino Unido:
    • 5.000 libras em bolsas para residentes no Reino Unido.
  • Wikimedia CH (Suíça):
    • 4.500 francos suíços ou ~$4.800 dólares, dando-se preferência a residentes na Suíça ou contribuidores ativos em projetos Wikimedia numa dos línguas oficiais da Suíça (de, fr, it).

Perguntas

Para mais informações sobre o Programa de Bolsas da Wikimedia 2012, por favor visite a página de perguntas e respostas.

Inscrição

O período para apresentação de candidaturas terminou a 16 de fevereiro de 2012.